sexta-feira, 17 de julho de 2015

Com a Frente Parlamentar da Água da Paraíba, deputados do RN visitam obras da transposição no estado vizinho

Ezequiel inicia na Paraíba articulações entre as bancadas do Nordeste para defender recursos para obras da seca
Os deputados do Rio Grande do Norte que integram a Frente Parlamentar da Água estão hoje na Paraíba.
Por articulação do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, a Frente cria uma união entre as forças políticas dos estados do Nordeste, para viabilizar ações e políticas de recursos hídricos regional. 
Ezequiel acompanhou os deputados da Frente em visita às obras de transposição do Rio São Francisco, que integra o eixo Norte, Lote 7, no município de Cajazeiras (PB).
“A Paraíba é o Estado que mais se assemelha com a realidade vivida pelo povo do Rio Grande do Norte. É preciso unir forças com respaldo das bancadas, juntando o nosso RN e demais estados nordestinos, com problemas parecidos. Temos uma alternativa definitiva para o problema da crise hídrica do Nordeste que é, de fato, a transposição das águas do Rio São Francisco”, afirmou Ezequiel.

Em Cajazeiras, os deputados George Soares, Galeno Torquato e Gustavo Fernandes se uniram ao presidente interino da Assembleia paraibana, João Henrique, e aos deputados Galego de Sousa e Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água. 
Os parlamentares estiveram na Barragem Boa Vista em São José de Piranhas (PB) e na Barragem de Caiçara, em Cajazeiras (PB). 

As obras do Eixo Norte da transposição na parte da Paraíba estão praticamente concluídas, com quase 90% de sua totalidade pronta. Enquanto que as obras no estado do Ceará, que complementam as da Paraíba e são fundamentais para o escoamento das águas, estão com menos de 50%.

As obras de transposição do Rio São Francisco estão previstas para serem concluídas e entregues em 2017. 
O projeto contempla 477 quilômetros de canais, formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino. 
As obras garantirão segurança hídrica para 12 milhões de habitantes de 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
 


fonte: Thaisa Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário