terça-feira, 21 de julho de 2015

Morre em Cerro Corá o ex-vereador Manoel Anselmo


Logo mais às 14:00hs o corpo será velado na Câmara Municipal, às 16:00 na matriz de São João Batista haverá missa de corpo presente e em seguida seu sepultamento no cemitério São João Batista em Cerro Corá/RN.

MANOEL HIPÓLITO DE OLIVEIRA (Manoel Anselmo) Natural de Cerro Corá, nascido aos 06 de abril de 1924, Manoel Hipólito de Oliveira casado com Dona Iria Otília de Oliveira, com quem tiveram 07 filhos. residia na Serra de Sant’Ana,  nasceu no Sítio Barreiras e após o casamento foi para o Sítio Condessa onde residiu por 23 anos. Embora tenha experimentado da profissão de feirante, na comercialização de frutas, a vida trabalhista esteve pautada na agricultura e criação de gado.
      Da popularidade que ganhara com a vivência na comunidade, principalmente pelos serviços veterinários prestados aos conhecidos, ele acaba despertando o desejo de participar da vida política do município.
Eleito vereador por duas vezes, Seu Manoel Anselmo, como é conhecido em todo o município, foi candidato quatro vezes ao cargo de representante do povo frente ao Poder Legislativo, mas exerceu o mandato apenas por duas legislaturas. O primeiro mandato ocorreu de 1977 a 1982, após ter se lançado candidato na campanha de 1976, pela ARENA.
      Seu Manoel relatou que aquela campanha foi ganha com 104 votos e que no exercício da função ele se sentia muito motivado pela possibilidade de poder servir ao povo, embora enfrentasse várias dificuldades devido aos legisladores serem muito individualistas; não havia uma estratégia de trabalho em grupo, no que dizia respeito à elaboração de um projeto de ação coletiva. Isso contribuía para que cada um ficasse isolado, com ações muito incipientes, dificultando ainda mais o trabalho dos vereadores, que muito pouco assimilavam o papel que deviam exercer.
      Naquela época, diante da pouca participação do povo e da falta de consciência acerca do papel do vereador, tanto por parte da população quanto por parte dos próprios legisladores, as ações estavam muito mais voltadas para o atendimento a pedidos de amigos ou pequenas comunidades do que mesmo para discussões de problemas maiores voltados para a coletividade e o bem-comum.
      Mesmo assim, embora tenha apenas o 2º ano do antigo primário, hoje 3º ano do Ensino Fundamental, Seu Manoel Anselmo afirma que sempre ficou atento para aquilo que não achava certo, no tocante às ações do Poder Executivo, e não calava a opinião acerca de seu ponto de vista. Ele ainda acrescenta que desde o primeiro mandato já se cogitava a elaboração da Lei Orgânica, da qual ele pode participar quando exerceu a segunda legislatura, de 1989 a 1982.
      Sobre a carreira política que fez, é necessário enfatizar que exerceu dois mandatos: o primeiro ocorre de 1977 a 1982, depois ele se candidata pela segunda vez, no entanto ficou na primeira suplência e não assume o cargo; em 1988 se candidata pela terceira vez e vence o pleito; assume o segundo mandato de 1989 a 1992, pelo PDS, quando tenta a reeleição, em uma quarta candidatura da qual não obteve sucesso. A partir daí ele abandona a vida política.

Em suas duas legislaturas não participou da mesa diretora da Câmara Municipal, mas procurou retribuir a confiança que o povo lhe atribuíra, exercendo voz ativa nos discursos travados naquela Casa. Não se deve esquecer que no exercício de seus mandatos Seu Manoel Anselmo participou de dois momentos importantes do Poder Legislativo de Cerro Corá: no primeiro, a Câmara Municipal, se torna independente do Poder Executivo, graças ao empenho de Lourival Libâneo, presidente da época, conforme o próprio biografado reconhece. Depois ele participa da elaboração da Lei Orgânica, documento que se caracteriza como a identidade municipal. Também viveu dois momentos diferentes porque no primeiro mandato era da oposição, mas no segundo era da situação.(Autor Josenildo Pinheiro).


fonte: DJ Aildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário